Geral

Simpósio Veterinário gratuito abordará diversos temas

data 04/04/2019
Simpósio Veterinário gratuito abordará diversos temas

Em paralelo à 7º edição da FEIPET – Feira de Negócios para Animais de Estimação, acontecerá o 5° Simpósio Sul-Brasileiro de Medicina Veterinária Pet, nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2019, em Novo Hamburgo/RS. Um evento direcionado exclusivamente para médicos veterinários, zootecnistas e estudantes destes cursos.

Atualmente a região Sul concentra quase 50 cursos de medicina veterinária, o que demonstra a importância do evento para o segmento, uma oportunidade de atualização profissional para os médicos veterinários e zootecnistas, e aproximação do estudante com o mercado!

Como nas outras edições, o Simpósio trará uma linguagem técnica e focada para atualização do setor mediante a abordagem dos assuntos mais relevantes da área no momento.

Em parceria com a SOVERGS – Sociedade Veterinária do Rio Grande do Sul, que em 2018 comemorou 80 anos de história, e marcas do meio como LaborSys, Altech, Universidade Feevale e ULBRA, a MV Trevisan (promotora) destaca que a 5ª edição do Simpósio Sul-Brasileiro de Medicina Veterinária Pet será gratuita aos participantes! Por esse motivo não será necessário cadastro ou inscrição prévia específica, apenas obrigatório o preenchimento do credenciamento padrão da FEIPET, clique aqui e acesse. A entrada será por ordem de chegada no período que antecede as palestras.

Abaixo conheça os palestrantes desta edição do Simpósio. Todos são profissionais qualificados e empenhados na disseminação de conhecimento e práticas da medicina veterinária. Participe!

 

Dra. Daniela Tonini da Rocha

Título: A importância do conhecimento da anatomia para o diagnóstico dos distúrbios neuromusculares

Data: 27/abril às 13h30

Daniela Tonini da Rocha possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC – 2010), mestrado (2012) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Sanidade Avícola (2018). É professora na Universidade Feevale ministrando os componentes de Anatomia Animal e Fisiologia.

 

Me. Natália Carolina Bastian

Título: Avaliação de paciente politraumatizado

Data: 27/abril às 14h40

Patrocínio: LaborSys – Sistemas Diagnósticos Comércio Ltda

Médica Veterinária, graduada pela ULBRA, possui Pós-graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pela UFERSA (Equalis) e Mestrado pela UFSM na área de Cirurgia Veterinária com ênfase em ortopedia. Foi integrante do corpo clínico do HV-URCAMP durante cinco anos e também professora adjunta da Universidade de Caxias do Sul – UCS nas disciplinas de Clínica Cirúrgica de Cães, Diagnóstico por Imagem e Clínica Médica de Cães. Como profissional autônoma, realiza cirurgias nas clínicas Clinivet, Pronto Vet e TrataPet.

 

Dra. Tamarini Arlas

Título: Fisioterapia e reabilitação animal

Data: 27/abril às 17h

Patrocínio: Altech Equipamentos

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Luterana do Brasil, Mestrado em Ciências Veterinárias (UFRGS) e Doutorado em Medicina Animal: equinos (UFRGS), ambos. Pós-graduação Lato Sensu em Medicina Veterinária Legal pelo instituto Qualittas e o Curso de Fisioterapia Veterinária pelo Instituto Equilibrium. Atua em fisioterapia de animais de companhia.

 

Dr. Fernando Spilki

Título: Vírus da Cinomose: estado atual e genótipos emergentes nas Américas

Data: 27/abril às 19h10

Fernando Rosado Spilki possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2001), mestrado em Ciências Veterinárias pela UFRGS (2004) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV). Professor Titular e Coordenador do Curso de Medicina Veterinária – Feevale. Bolsista de Produtividade do CNPq – Nível 1B.

 

Dra. Andréia Henzel

Título: Calicivírus Felino: epidemiologia, diagnóstico e vacinas

Data: 28/abril às 13h30

Andréia Henzel possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2005), mestrado (2008) e doutorado (2012) no Setor de Virologia – Medicina Veterinária Preventiva/UFSM, com período sanduíche no doutoramento – Universidade de Illinois /USA/campus Urbana-Champaign.  Atualmente é professora adjunta nível 1A na Universidade Feevale.

 

Me. Charles Silva de Lima

Título: Nefrologia para gatos: considerações clínicas e comportamentais sobre cistites e Síndrome de Pandora

Data: 28/abril às 14h40

Médico Veterinário formado pela Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel);  Possui especialização em Clínica Médica de Animais de Companhia pelo Programa de Residência Multiprofissional em Área da Saúde (MEC) – UFPel; Mestrado em Ciência Animal, pela Universidade de Franca (UNIFRAN), em Franca, São Paulo (SP), com ênfase em Nefrologia e Urologia Veterinárias; Tem experiência com Clínica Médica de Pequenos Animais, Geriatria/Gerontologia de Cães e Gatos, Medicina Comportamental de Felinos e Nefrologia Veterinária.

 

Me. Ceres Nakasu

Título: Catfriendly practice: agregando valor ao atendimento de pacientes

Data: 28/abril às 17h

Médica Veterinária formada pela Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Especializada na área de Clínica Médica de Animais de Companhia pelo Programa de Residência Multiprofissional na Área da Saúde da UFPel. Mestre em Ciências Veterinárias pelo Programa de Pós-graduação da UFPel com ênfase em Esporotricose em Felinos. Atualmente cursando especialização em Medicina Felina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sócia da ABFEL. Atua como autônoma exclusivamente na área de Medicina Felina.

 

Dra. Karine Gehlen Baja

Título: Verdades sobre a reabilitação diária de pacientes com compressão medular

Data: 28/abril às 19h10

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). É doutora em Fisiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto de Fisiologia Veterinária e Cirurgia Veterinária I e II, na Universidade Luterana do Brasil. Atua como médica veterinária no Hospital Veterinário da ULBRA na área de Cirurgia, Ortopedia e Fisioterapia.

 

Me. Silvana B. Vidor

Título: Manejo clínico e cirúrgico do tumor de mama em gatas

Data: 29/abril às 14h40

Médica veterinária graduada pela UFRGS; Mestre em Ciências Veterinárias (UFRGS); Pós-graduação Lato Sensu em Dermatologia Veterinária (Qualittas), Medicina de Felinos Domésticos (UFGRS), Docência de Nível Superior (PUC); Doutoranda em Ciências Veterinárias (UFRGS). Participa de projetos em Cirurgia Veterinária, Medicina de Felinos, Cicatrização da Pele e Manejo de Feridas, Terapia Celular.

 

Mv. Felipe Rosa Cunha

Título: Malassezia e foliculites bacterianas: o que precisamos saber na prática

Data: 29/abril às 15h50

Médico Veterinário graduado pela UFPel, Especialista em Clínica Médica de Animais de Companhia pela Universidade Federal de Pelotas. Realizou vivência na Argentina onde acompanhou grandes nomes da Dermatologia Veterinária mundial por 1 mês. Cursando Pós-graduação em Dermatologia Veterinária pela Universidade Anhembi – Morumbi – São Paulo. Atua exclusivamente em Dermatologia Veterinária.