Geral

Público especializado prestigia austríaca

data 23/04/2016
Público especializado prestigia austríaca

O primeiro dia de palestras do 2º Simpósio Sul Brasileiro de Medicina Veterinária Pet foi um sucesso. O público aproveitou a presença de profissionais renomados para discutir sobre diversos temas do mundo pet.

Uma das palestras mais esperadas era a da austríaca Andrea Feiler, que abordou a diabete nos animais de estimação. A doença não é muito conhecida, por isso muitos cães, gatos e outros animais acabam morrendo. A palestrante ainda destacou que existem dois tipos de diabetes animal, 1 e 2, sendo a 2 mais comuns em gatos.

Para ser feito o diagnostico correto da doença, Andrea indicou o aparelho Gluco Calea. O equipamento é produzido na Áustria, exportado para diversos países, e distribuído com exclusividade pela Cassul nos estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O diagnostico é feito na hora através de uma gota do sangue do animal, podendo ser retirada da orelha, pata ou lábio.

O público presente retribui a dedicação da palestrante – que falava em inglês e era traduzida por uma profissional, permanecendo até ao final para parabenizar Andrea.

Na breve entrevista que concedeu a assessoria de imprensa da feira após a palestra, Andrea destacou que a vinda para a FEIPET proporcionou a sua primeira visita a região Sul do país, a qual caracterizou como inesquecível, já que gostou muito do Rio Grande do Sul. Ela comentou que deseja voltar ao país e que adoraria estar na próxima edição da FEIPET, porém precisa se preparar, pois o fuso horário atrapalha um pouco.

A médica veterinária ainda fez questão de frisar algumas informações que confundem até mesmo colegas da área:

O sangue humano é extremamente diferente do animal, então a verificação correta deve ser feita por um aparelho produzido especialmente para pets e não realizada pelos aparelhos usados em humanos. Porém este cuidado não é tomado, já que o Gluco Calea ainda é uma novidade no mercado e o único no mundo com este potencial.

A medição de glicose nos pets pode apresentar alterações se eles estiverem estressados, por esse motivo é preciso refazer o teste em um curto período para ter certeza do diagnóstico. Muitos tutores têm o aparelho em casa para poder ter o controle completo e correto da saúde do seu pet.

Agregando muito conhecimento para os médicos veterinários, zootecnistas e estudantes das áreas, Andrea palestrou por cerca de 1h30 e encerrou o primeiro dia no 2º Simpósio Sul Brasileiro de Medicina Veterinária Pet.